Quais são os sinais mais comuns de envelhecimento ao redor dos olhos e o que pode ser feito a respeito?

Sinais comuns de envelhecimento ao redor dos olhos. Existem inúmeros sinais de envelhecimento da pele ao redor dos olhos que são melhor corrigidos com um procedimento como a blefaroplastia, também conhecida como cirurgia das pálpebras. Muitos pacientes procuram cirurgia plástica porque desejam rejuvenescer sua aparência, mas não têm certeza de como identificar especificamente os sinais de envelhecimento nessa região do rosto – e determinar qual procedimento ou tratamento seria o melhor.

Um cirurgião plástico certificado explicará que, à medida que envelhecemos, nossa pele passa por muitas mudanças, incluindo flacidez ao redor dos olhos. A pele nessa área é delicada e fina, o que a torna mais propensa a mostrar sinais de envelhecimento. Sem mencionar que essa área é rápida em mostrar sinais de fadiga.

Neste artigo, exploraremos as maneiras mais comuns pelas quais o envelhecimento se manifesta na região dos olhos.

Sinais de envelhecimento ao redor dos olhos
Linhas finas e rugas
Linhas finas e rugas são alguns dos sinais mais comuns de envelhecimento ao redor dos olhos. Essas linhas podem aparecer devido à perda de colágeno e elastina na pele, além de expressões faciais repetidas.

Pés de galinha
Os pés de galinha são as linhas finas que se formam ao redor dos cantos externos dos nossos olhos. Eles podem ser causados pelos mesmos fatores que as linhas finas e rugas, além da exposição ao sol e ao tabagismo. Enquanto piscamos, semicerramos os olhos, franzimos a testa ou sorrimos, a pele nessa região está constantemente sendo pressionada – e as rugas podem eventualmente se formar.

Bolsas sob os olhos
À medida que envelhecemos, a gordura sob os olhos pode se deslocar e se tornar mais proeminente, causando o desenvolvimento de bolsas sob os olhos. Essas bolsas também podem ser causadas por retenção de líquidos e alergias.

Olheiras
Olheiras sob os olhos podem ser causadas por diversos fatores, incluindo genética, falta de sono, desidratação e exposição ao sol. Elas podem se tornar mais visíveis à medida que envelhecemos devido à pele mais fina e à perda de gordura sob os olhos.

Flacidez da pele
A flacidez ao redor dos olhos pode ser causada pela perda de elasticidade da pele, bem como pela gravidade e expressões faciais repetidas.

Ressecamento
À medida que envelhecemos, nossa pele produz menos óleo. Essa redução na produção pode levar ao ressecamento e descamação ao redor dos olhos, além de coceira e irritação.

Manchas de idade
Manchas de idade são áreas escuras na pele que podem se formar devido à exposição ao sol, que desencadeia a produção de pigmento como resposta defensiva e protetora. Essas manchas podem ser mais visíveis ao redor dos olhos, já que a pele fica mais fina e translúcida nessa área.

Inchaço nos olhos
O inchaço nos olhos pode ser causado por retenção de líquidos, alergias e falta de sono. Também pode se tornar mais perceptível à medida que envelhecemos devido à perda de gordura sob os olhos.

O que pode ser feito para preservar uma aparência jovem?
A blefaroplastia pode tratar a pele flácida ao redor dos olhos, proporcionando uma aparência mais alerta e jovem. Se você tem pele flácida e deseja restaurar um visual mais “iluminado”, essa pode ser a melhor opção.

Dito isso, se você deseja manter olhos com aparência mais jovem, é melhor começar a cuidar deles desde cedo. Especialistas recomendam aplicar creme para os olhos de manhã e à noite, limitar o tempo de tela e dormir o suficiente para ajudar sua pele a se renovar e reparar. Uma massagem facial também pode melhorar a elasticidade e a circulação.

A conclusão
Para prevenir ou reduzir os sinais de envelhecimento ao redor dos olhos, lembre-se da importância de proteger sua pele dos danos solares, manter-se hidratado, dormir o suficiente e usar um hidratante adequado para o seu tipo de pele.

É possível reverter os sinais de envelhecimento que ainda conseguem se desenvolver ao redor dos olhos? A resposta curta é sim. Os pacientes não precisam conviver com mudanças indesejadas. Embora alguns sinais possam ser tratados com produtos de venda livre, outros podem exigir tratamentos mais intensivos, como cirurgia cosmética. Consulte um cirurgião plástico certificado para obter mais informações.

Fonte: Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos. Kevin J. Cross, MD | Filadélfia, PA | 2023 – https://www.plasticsurgery.org/news/blog/what-are-the-most-common-signs-of-aging-around-the-eyes-and-what-can-be-done-about-it

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

Clínica referência em cirurgia Plástica em Campo Grande-MS

Newsletter

[wpforms id="583"]

Tem uma pergunta?

Sed nec enim tempor, luctus nisi quis, cursus erat. Vestibulum mi purus, fermentum non imperd.